BASF se une à The Bakery em desafio de inovação aberta para o setor de cuidados com os cabelos

Diversidade, inclusão, foco no consumidor e sustentabilidade estão entre os pilares da iniciativa.

A proposta tem como foco diversidade e nas necessidades do mercado brasileiro. (Foto: Divulgação)

A BASF fortalece seu ecossistema de inovação aberta, que é alimentado pelo Centro de Experiências Científicas e Digitais, onono®, se unindo à The Bakery, especialista em inovação corporativa, para lançar um novo desafio voltado para o mercado de Cuidados com os Cabelos. A proposta, com foco em diversidade e nas necessidades do mercado brasileiro, vai selecionar soluções que vão desde novos ingredientes, formulações mais sustentáveis, até serviços digitais e metodologias de análises.

“Nosso objetivo é fomentar o ecossistema e aliar as possibilidades de inovação à nossa expertise científica”, explica Fabio Cahen, diretor de Personal Care da BASF para a América do Sul. “O Brasil é o melhor laboratório do mundo para produtos para os cabelos porque temos pessoas com todos os tipos de cabelos existentes. Queremos entender o que o consumidor quer para os seus cabelos, valorizar as demandas de cada tipo de fio, promover a diversidade de interesses, estilos, experiências e entregar soluções inovadoras”, considera.

O desafio de inovação aberta tem como principal objetivo encontrar soluções que transformem a rotina de cuidados com os fios e com o couro cabeludo de pessoas com cabelos ondulados, cacheados e crespos, tornando-a mais eficiente, prática e acessível.

“Estamos ampliando o nosso ecossistema de inovação para buscar soluções que possam transformar a rotina das pessoas de forma positiva, com eficiência e praticidade. Por isso convidamos os inovadores, empreendedores, startups, pesquisadores, especialistas para se engajarem nesse trabalho exclusivo, que terá abertura de negócios para América do Sul”, comenta Ornella Nitardi, gerente de Inovação Aberta da BASF América do Sul.

Como benefícios do programa, as startups selecionadas terão acesso a especialistas BASF e a rede de parceiros, networking, espaço para cocriação no onono, além de suporte financeiro para a realização de testes junto à BASF. Para participar do desafio é preciso fazer inscrição pelo site acontece.onono.com.br/haircare360.

“Para a The Bakery é um grande orgulho fazer parte do programa Hair Care 360, pois além de ser o primeiro passo de uma importante iniciativa estratégica da BASF, é uma inspiração para as mudanças necessárias que esperamos ver cada vez mais em nosso mercado. Valorizar a diversidade, a cultura e as raízes de nosso país são fundamentais e estamos animados para ampliar o impacto da iniciativa com o poder da rede de inovação aberta”, ressalta Marina Almeida, Head de Open Innovation da The Bakery.

Esse é o primeiro passo dentro do Programa Hair Care 360, que visa fomentar o ecossistema de inovação para atender as necessidades dos diferentes perfis de consumidores, abordando características físicas, sociais, estilos de vida, entre outros aspectos, e investir no desenvolvimento de soluções que realmente contribuam para facilitar a vida das pessoas e principalmente, para que se sintam felizes e encorajadas a assumir o cabelo que quiserem ter – valorizando a autoestima e a singularidade dos consumidores.

Inclusão, sustentabilidade, foco no consumidor, inovação e ciência são pilares dessa iniciativa que vai promover o intercâmbio entre parceiros e stakeholders para testar e validar inovações sustentáveis e inclusivas para cabelos. Há inclusive a oportunidade de novos desenvolvimentos, análise instrumental, análise sensorial e testes nos laboratórios do Centro de Experiências Científicas e Digitais da BASF, no onono, em São Paulo.

O setor de cuidados para cabelos

Brasil é o quarto maior mercado do mundo no segmento, atrás dos Estados Unidos, China e Japão, segundo o Euromonitor. Neste mercado em franco crescimento, há diversas oportunidades de inovação que vão além dos produtos e tratamentos tradicionais para o cabelo, como xampu, condicionador e máscara. Por exemplo, houve um aumento de 16% para 30% do consumo de produtos para modelar o cabelo entre a pesquisa da Mintel atual (2022) e a anterior. Além disso, customização e personalização têm aparecido como tendência importante do segmento abrindo espaço para diversos serviços e soluções digitais. Neste caminho, a BASF tem iniciativas como a máquina Emuage que permite uma experiência de tratamento sob medida para o consumidor.

Além da constante demanda por inovação de produtos, a variedade de fios presentes no Brasil oferece uma oportunidade única de desenvolver soluções que atendam às necessidades especificas, garantindo a alta performance e, ainda assim, soluções mais sustentáveis e acessíveis. Dados do relatório de Cuidados com Cabelo no Brasil de 2023 da Mintel indicam que mais de 70% da população brasileira possui cabelo ondulado, crespo ou cacheado. Por outro lado, apenas 10% dos produtos lançados no último ano possuem em sua descrição indicação para esses tipos de cabelos (GNDP, Mintel – Lançamentos de produtos para cabelo no Brasil em 2022). O aumento do uso do cabelo natural, cacheado, está relacionado a questões culturais e de identidade, incluindo a necessidade de maior bem-estar e diversidade.

Com a iniciativa, a BASF pretende alimentar o ecossistema de inovação e promover novos desenvolvimentos que valorizem a diversidade e as necessidades específicas de cada perfil de consumo.

O Hair Care 360º é mais um exemplo recente de como a Divisão Care Chemicals da empresa está lidando com os desafios futuros. Sustentabilidade, digitalização, inovação e novas abordagens de trabalho conjunto são os principais pilares da Care 360° - Soluções para uma vida sustentável.

Sobre a divisão de Care Chemicals

A divisão da BASF de Produtos Químicos para Cuidados Pessoais oferece uma ampla gama de ingredientes para cuidados pessoais, cuidados domésticos, limpeza industrial e institucional e aplicações técnicas. Somos o fornecedor líder global para a indústria de cosméticos bem como para a indústria de detergentes e produtos de limpeza, e damos suporte aos nossos clientes com produtos soluções e conceitos inovadores e sustentáveis. O portfólio de produtos de alto desempenho da divisão inclui surfactantes, emulsificantes, polímeros, emolientes, agentes quelantes, ingredientes ativos cosméticos e filtros UV. Possuímos unidades de produção e desenvolvimento em todas as regiões e estamos expandindo nossa presença nos mercados emergentes. Mais informações estão disponíveis online em Care Chemicals.