IR 2022: veja os passos para a declaração pré-preenchida

Como transformar a conta Gov.br em ouro ou prata para fazer declaração pré-preenchida. Receita Federal liberou nova funcionalidade que pode evitar malha fina.

Uma das principais novidades do Imposto de Renda 2022, a declaração pré-preenchida em dispositivos móveis e sem necessidade de certificação digital já está liberada. A funcionalidade está disponível para quem tem conta prata ou ouro no portal Gov.br. Ao todo, cerca de dez milhões de cidadãos devem ser beneficiados. É possível ter acesso ao documento pré-preenchido de forma on-line, no e-CAC (Centro de Atendimento Virtual da Receita Federal); pelo programa instalado no computador; e pelo celular ou tablet, com o app Meu Imposto de Renda. 

O pré-preenchimento permite ao contribuinte ter dados como valores recebidos, empresas pagadoras e consultas médicas completados automaticamente. “São informações conectadas ao CPF do contribuinte. A Receita disponibiliza essas informações para ajudá-lo. Quando o contribuinte começa a preencher o formulário, é possível transportar os dados da última declaração. A diferença agora é que, além desses dados de 2020, é possível ter informações do ano calendário 2021”, explica o especialista Antonio Gil, sócio de Impostos da consultoria EY. A intenção da Receita é tornar o processo mais ágil e evitar erros e casos de malha fina, que ocorrem por erros de digitação e desatenção. 

De acordo com Antonio Gil, porém, quem tem nível bronze no portal Gov.br não consegue fazer a declaração pré-preenchida. “Mas é possível passar para o status prata ou ouro e utilizar essa novidade. Basta fazer as devidas validações exigidas pela Receita”, explica. 

Veja a seguir o passo a passo para ter conta Gov.br prata ou ouro: 

Como ter a conta Gov.br? 

Caso o contribuinte ainda não tenha conta, basta acessar a plataforma pela web (https://www.gov.br/governodigital/pt-br/conta-gov-br) ou aplicativo Gov.br. 

Como ter a conta prata 

É preciso validação facial no aplicativo Gov.br utilizando a biometria colhida no Departamento de Trânsito de sua Unidade Federativa (UF) - caso tenha carteira de trânsito válida - ou validação bancária. Sete instituições financeiras do país já estão integradas à plataforma do governo: Banco do Brasil, Caixa, Sicoob, Bradesco, Santander, BRB e Banrisul. Todos os correntistas destas instituições podem entrar no Gov.br acessando 'Seu banco'. 

Como acessar a validação pelo seu banco 

1. Acesse o link: acesso.gov.br 

2. Em 'Outras opções de identificação', vá até a opção: 'Seu banco' 

3. Ao abrir a tela, clique no banco onde tem conta bancária 

A plataforma Gov.br não tem acesso a dados bancários do cidadão assim como o banco acessado não recebe informações das pessoas que constam nos órgãos do governo federal. A integração das sete instituições financeiras ao Gov.br serve para qualificar a conta do cidadão a partir da conferência de dados já existentes em ambos, aumentando a segurança. 

Como ter a conta ouro 

É preciso validação facial no aplicativo Gov.br utilizando a biometria colhida pela Justiça Eleitoral, caso tenha feito. Essa é a forma gratuita. Também é possível utilizar um certificado digital. 

 

Por Agência EY