Indústria chega ao sexto mês consecutivo sem confiança, aponta CNI
Em junho, o índice que mede a confiança dos empresários do setor caiu, sobretudo, pela piora das expectativas quanto ao futuro da economia.
Piora na expextativa da economia faz confiança do setor cair no mês de junho. (Foto: Freepik)
Em junho, o índice que mede a confiança dos empresários do setor caiu, sobretudo, pela piora das expectativas quanto ao futuro da economia
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) caiu 0,3 ponto, de 48,9 pontos para 48,6 pontos, entre maio e junho, informa a Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quinta-feira (12). Com o resultado, a indústria chega ao sexto mês consecutivo sem confiança.
“Esse resultado aconteceu por uma percepção negativa sobre o futuro, especialmente na economia. Voltar para o otimismo requer melhoria nas condições e nas expectativas. Isso não deve ocorrer de uma hora para outra”, afirma o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo.
Um dos subíndices do ICEI, o índice de condições atuais subiu 0,1 ponto, para 44,1 pontos. Abaixo de 50 pontos, o indicador revela que as avaliações dos empresários sobre o momento da economia e das próprias empresas seguem negativas.
Já o índice de expectativas recuou 0,4 ponto, para 50,9 pontos. O resultado se deve, principalmente, ao aumento do pessimismo dos industriais quanto ao desempenho da economia nos próximos seis meses. As perspectivas para o futuro das empresas, por sua vez, tornaram-se menos otimistas.