Arezzo&Co e Grupo SOMA criam a maior plataforma de marcas de moda da América Latina
Companhia combinada ganhará novo nome e contará com amplo portfólio nas categorias de calçados, acessórios e vestuário, composto por 34 marcas nacionais e internacionais.
Alexandre Birman, da Arezzo&Co, e agora CEO do conglomerado. (Foto: Divulgação)
Arezzo&Co e Grupo SOMA, no maior movimento já visto do setor de moda brasileiro, criam, de forma integrada, a maior plataforma fashion da América Latina. A nova Companhia será responsável por uma Receita Bruta de aproximadamente R$ 12 bilhões e contará com 34 marcas icônicas em seu portfólio, como Arezzo, FARM, Hering, Reserva, Animale, Schutz, NV, Anacapri, Alexandre Birman, Cris Barros, Carol Bassi, Oficina e Vans, entre outras.
Com o acordo, Alexandre Birman, da Arezzo&Co, assumirá a cadeira de CEO do conglomerado, enquanto Roberto Jatahy, do Grupo SOMA, será CEO da business unit de vestuário feminino, e Rony Meisler, CEO da unidade AR&Co, lidera a business unit de vestuário masculino. O modelo da associação acordada prevê a junção de suas operações e bases acionárias, envolvendo as ações das respectivas companhias, e a governança compartilhada do negócio combinado.
“Este é um movimento histórico e um dos maiores da década, que ampliará as nossas plataformas de marcas, nos levando a um patamar de oportunidades mundiais. Este novo capítulo nos trará uma chance única de integração de negócios e portfólios de marcas complementares, potencializando o cross-selling e garantindo um aumento na eficiência da operação”, afirma Alexandre Birman, atual CEO e CCO da Arezzo&Co.
Roberto Jatahy, atual CEO do Grupo SOMA, complementa: “Juntos, Grupo SOMA e Arezzo&Co se tornarão a maior multinacional do varejo de moda brasileiro com diversas possibilidades de sinergia, como a expansão da FARM Global e da categoria de sapatos femininos em nossas marcas. São muitas as oportunidades de negócios e de crescimento win-win”.
Na visão geral da Companhia combinada, segundo os dados do 3T23LTM, o EBTIDA deve se aproximar dos R$1,5bi (margem de 15,6%) e o lucro líquido, R$753MM. A alavancagem líquida deverá ficar em 0,8x.
Com a transação, que ainda depende de aprovação do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), o Grupo contará com uma nova estrutura das marcas, que passam a operar divididas em quatro business units independentes. São elas: Calçados e Acessórios – que contará com Arezzo, Schutz, Anacapri, Vans e outras no portfólio; Vestuário Feminino & Lifestyle – Animale, Carol Bassi, Farm, Maria Filó, NV e outras -; Vestuário Masculino & Lifestyle – Reserva, Oficina, Foxton e outras -; Vestuário Democrático – Hering, Hering Kids, Hering Intimates e Dzarm.
Com uma capilaridade de mais de 2 mil lojas, entre próprias e franquias, a nova Companhia será composta por cerca de 24 mil colaboradores diretos.