Alexandre Cezilla, Burger King: ‘A Inteligência Artificial deve andar junto com os negócios’
Executivo da companhia destacou os potenciais de uso da tecnologia no LIDE NEXT_ Inteligência Artificial, em São Paulo.
Alexandre Cezilla, diretor do Burger King, destacou os potenciais de uso da Inteligência Artificial. (Foto: Evandro Macedo/LIDE)
A revolução promovida pela Inteligência Artificial em diversos setores economia e seu impacto nos negócios nos próximos anos foi a pauta que norteou o LIDE NEXT_ Inteligência Artificial, realizado nesta quinta-feira (22), na CASA LIDE, em São Paulo. O evento reuniu aqueles que vivenciam na prática a gestão e a transformação provocada pela tecnologia em diferentes mercados.
A importância da Inteligência Artificial como ferramenta imparcial, objetiva e que permite trabalhar com personalização foi destacada na exposição do CEO da Big Data, Gustavo Ioschpe. “Por isso é fundamental não focar apenas nos resultados de longo prazo, mas também nos ‘quick wins’, os ganhos rápidos para convencer aqueles que ainda estão céticos”.
Diretor de vendas do Burger King, Alexandre Cezilla explicou que a IA pode ser uma aliada “do balcão para dentro” e “do balcão para fora”. Além de auxiliar em tarefas mecânicas da cozinha, que podem ser feitas por robô, a tecnologia permite que o cliente vivencie experiências como sugestões de pedidos e hiper personalização.
“Há muito potencial nisso tudo, como a prescrição e a predição. Por isso é um grande erro pensar que a IA deve estar com a área de tecnologia. A Inteligência Artificial deve andar junto com os negócios”, completou.
Fernando Mazzarolo, VP do Zé Delivery, falou sobre as novas propostas de valor do app. (Foto: Evandro Macedo/LIDE)
Ainda no cenário de expansão dos potenciais da tecnologia e do e-commerce, Fernando Mazzarolo, vice-presidente do Zé Delivery, compartilhou a história do aplicativo, que nasceu em 2015 como um prestador de serviço.
“Hoje, agregamos dores que queremos resolver para o consumidor digitalmente. Também incluímos novas propostas de valores para que o Zé se torne um aliado, um facilitador, e não só um app de delivery de bebidas. É um avanço para o consumidor”.
Inovação e fraudes
Leonardo Santos, CEO da Semantix, destacou a força do setor financeiro brasileiro em tecnologia. (Foto: Evandro Macedo/LIDE)
O mercado financeiro brasileiro é um motivo de orgulho em relação ao restante do mundo, segundo o CEO da Semantix, Leonardo Santos. Inovador e diretamente impactado pela Inteligência Artificial, o setor tem feito melhor uso da tecnologia, principalmente em questões de segurança.
“Segundo o Fórum Econômico Mundial, 70% das fintechs consideram a IA o tópico mais importante para os próximos cinco anos. Essa é uma agenda estratégica para os CEOs, já que o mercado global de IA tem potencial de faturar US$ 200 bilhões até 2025. Para isso, o setor precisa de novos talentos e capacitação e educação são fundamentais”.
Carolina Sansão, da Febraban, destacou que a IA é pauta prioritária dos bancos. (Foto: Evandro Macedo/LIDE)
Diretora de Inovação, Tecnologia e Cybersecurity da Febraban, Carolina Sansão destacou uma pesquisa realizada em 2023 com 20 bancos e apontou a Inteligência Artificial como pauta prioritária entre eles. “É necessário ter cuidados com a regulação de algo que está vigente. Vamos continuar investindo em IA como vetor de transformação do que estamos vivendo”.
Para seguir avançando no Brasil e no mundo, um dos principais desafios da tecnologia é a segurança. Diretor de Growth da Clearsale, Rodrigo Sanchez destacou que os fraudadores estão cada vez mais especializados, e controlar e impedir esse tipo de crime é um dos grandes desafios no mercado brasileiro. “A IA é uma grande aliada, principalmente quando utilizada de forma personalizada. No entanto, é preciso ter cuidado com as diversas estratégias utilizadas na falsificação de canais. Os fraudadores também evoluem em alta velocidade”.
Evento reuniu aqueles que vivenciam na prática a gestão e a transformação provocada pela tecnologia em diferentes mercados. (Foto: Evandro Macedo/LIDE)
O LIDE NEXT_ Inteligência Artificial tem patrocínio da ClearSale, Cloud Dog, Febraban e Semantix. As mídia partners são Grupo Jovem Pan, JP News, Revista LIDE e TV LIDE. Os fornecedores oficiais são 3 Corações, Eccaplan, Natural One e Águas da Prata. Os operadores de tecnologia são Netglobe, RCE Digital, TCL SEMP e The LED.