Embaixador acredita em acordo entre Mercosul e Marrocos: 'O Brasil está interessado'

Alexandre Parola propõe maior integração comercial e produtiva entre Brasil e Marrocos, destaca potencial em turismo, segurança alimentar, fertilizantes e logística, e convida empresários a explorarem oportunidades do novo acordo bilateral de investimentos.

Durante o LIDE Brazil-Morocco Forum, realizado em Marrakech, o embaixador do Brasil no Marrocos, Alexandre Parola, defendeu com ênfase a retomada das negociações para um acordo comercial entre o Mercosul e Marrocos. Para o diplomata, o atual contexto geoestratégico mundial convida à reavaliação do projeto, que esteve paralisado por diversos fatores. “O Brasil está interessado nisso. E não posso imaginar que o Marrocos não esteja”, afirmou.

Segundo Parola, há três níveis de cooperação que devem ser fortalecidos: o bilateral (Brasil–Marrocos), o plurilateral (Mercosul–Marrocos) e a presença de cada país em terceiros mercados — com o Brasil como porta de entrada para a América do Sul e o Marrocos para a África. Ele reforçou que as condições estão postas para transformar esse potencial em realidade concreta.

Entre as áreas prioritárias, Parola destacou o turismo — impulsionado pela retomada dos voos diretos entre os dois países — e a segurança alimentar, com o Brasil produzindo alimentos para mais de 1 bilhão de pessoas. Ele apontou o potencial da cooperação com a OCP (Office Chérifien des Phosphates), maior fornecedora marroquina de fertilizantes, como estratégica para ambos os lados.

“Nossa parceria com a OCP tem que ir além da compra de fertilizantes. Queremos a presença da OCP no Brasil e também trabalhar com ela aqui”, afirmou.

Outro ponto central da fala do embaixador foi a integração logística, com destaque para o Porto de Tanger-Med, que, segundo ele, representa uma oportunidade extraordinária para o Brasil reduzir custos logísticos, ganhar acesso a novos mercados e promover processamento industrial direto na África. “É preciso ir além da relação comercial, é preciso buscar investimento e integração de cadeias produtivas”, disse.

_91A8269
Embaixador do Brasil no Marrocos, Alexandre Parola. (Foto: LIDE)

Parola encerrou lembrando que, desde janeiro deste ano, entrou em vigor o Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos (ACFI) entre Brasil e Marrocos. Para ele, o tratado ainda não está no radar dos investidores com a devida atenção.

“Convido todos a conhecerem o ACFI. Ele abre portas reais para uma nova etapa de investimentos entre os países”, concluiu.


O LIDE Brazil Morocco Forum tem patrocínio da Ambipar, da OCP Brasil, Embraer, NSI, Ministério do Investimento do Reino de Marrocos, Tecnobank; e apoio institucional da Câmara do Comércio. Os parceiros de mídia são Jovem Pan, Revista LIDE e TV LIDE. As companhias aéreas oficias são Air France e Royal Air Maroc. O hotel oficial é o La Mamounia e a operadora oficial é a Maringá Turismo.