66% dos consumidores brasileiros desistiram de suas compras internacionais após a inclusão de taxas
Pesquisa realizada com consumidores aponta os impactos da cobrança de tributos na decisão de compra dos clientes depois da implementação do Programa Remessa Conforme.
Estudo revela uma mudança significativa no cenário de compras online. (Foto: Unsplash)
A taxa de desistência de compras internacionais no momento do check-out aumentou para 66% após a implementação do Programa de Remessa Conforme, conforme revela pesquisa realizada pela consultoria Plano CDE e encomendada pelo Grupo Alibaba. Entre os dados coletados, 75% do público se opõe ao aumento de impostos em plataformas de e-commerce internacional. O estudo revela uma mudança significativa no cenário de compras online, com insights valiosos sobre o comportamento do consumidor.
Resultados Gerais
Destaca-se que, nos três meses anteriores à pesquisa (setembro a novembro de 2023), uma expressiva maioria de 94% dos consumidores já havia realizado compras online. Dentre essas transações, 44% foram efetuadas por meio de plataformas estrangeiras.
Contudo, um desafio identificado foi a taxa de desistência no momento do check-out, atingindo 66%, atribuídas à inclusão de impostos que impactou significativamente a decisão de compra do consumidor. 45% desses consumidores não realizaram a compra em outra loja, seja internacional ou do comércio local.
A pesquisa também mostrou que os consumidores brasileiros recorrem às plataformas estrangeiras devido à indisponibilidade no mercado nacional e à busca por preços mais acessíveis, destacando a influência direta do custo na decisão de compra. 62% dos consumidores entrevistados entende que a importação possibilita o consumo, especialmente de quem tem menos renda, enquanto 56% diz que importação dá acesso a produtos diferentes.
Impostos vs Competitividade
Sobre as taxas cobradas em itens importados, 75% do público respondeu que é contrário ao aumentos dos impostos e, a maioria (90%), diz concordar em reduzir a atual alíquota de 92% para produtos acima de 50 dólares. Entre os entrevistados, 87% acredita ser mais correto reduzir taxações dos produtos nacionais ao invés de aumentar o imposto dos produtos importados.
Por fim, o estudo destaca que a maioria dos consumidores reconhece os mais importantes benefícios dos sites internacionais como: o acesso a produtos não disponíveis localmente e preços mais acessíveis. Estas percepções indicam a necessidade de um equilíbrio na aplicação de impostos para promover um ambiente de comércio eletrônico mais inclusivo e competitivo e que tenha como foco quem mais importa, o consumidor brasileiro.
A pesquisa, realizada por meio de uma abordagem quantitativa online, entrevistou pessoas que realizaram compras online nos últimos 12 meses. A coleta de dados ocorreu entre 23/12/2023 e 09/01/2024, contando com 2.535 respondentes representando diversos gêneros e as classes ABCDE, conforme o critério brasileiro. A margem de erro foi de 2%, com um intervalo de confiança de 95%.