5 lições sobre tecnologia e segurança, com Alberto Leite, da EXA Security
Em conversa com Leonardo Santos, da Semantix, e os jornalistas Ana Paula Couto e Bruno Meyer, o presidente da EXA Security faz alertas sobre o cuidado com a exposição de dados.
Alberto Leite, presidente da EXA Security. (Foto: Reprodução)
No segundo ano da ascensão da inteligência artificial no Brasil, a tecnologia enfrenta desafios como a tangibilização e o desenvolvimento de usabilidade e aplicabilidade para os usuários. Outro ponto que deve acender o alerta é o cuidado com a segurança dos dados ao utilizar as novas ferramentas tecnológicas.
Durante o conversa com Leonardo Santos, CEO e fundador da Semantix, apresentado pelos jornalistas Ana Paula Couto e Bruno Meyer, durante o episódio de estreia do LIDE LINK, Alberto Leite, presidente da EXA Security, enfatizou dicas importantes de cibersegurança para evitar possíveis fraudes e golpes.
“Em nível de maturidade, ainda temos cerca de seis anos de atraso em relação ao que seria um país de primeira linha em segurança da informação", destacou Leite.
Em conversa com Leonardo Santos, da Semantix, e os jornalistas Ana Paula Couto e Bruno Meyer, o presidente da EXA Security faz alertas sobre o cuidado com a exposição de dados. (Foto: LIDE)
Proteja-se:
1. Não fique longe da tecnologia: ainda que brechas possam tornar sistemas inseguros, a inteligência artificial tem muito a acrescentar aos usuários. “Exemplo disso é que a IA tornou o processo de aprendizagem muito mais fácil e simples. A transformação é constante, ainda não conseguimos dimensionar seu impacto porque continua acontecendo”, destacou;
2. Atenção às vulnerabilidades: a defesa dos dados sempre pressupõe um ataque, por isso, fique atento sobre onde podem estar as vulnerabilidades do uso e exposição dos seus dados;
3. Mescle feramentas do mundo físico e digital: essa é uma forma de criar mais barreiras para a sua proteção. Quem explica sobre como se protege é Leonardo Santos: "nunca posto o lugar onde estou, mudo constantemente a minha rota, protejo o meu carro. Isso não quer dizer que estou 100% protegido, mas é como se eu criasse mais portões de proteção";
4. Invista em cibersegurança: "hoje, muitos dos ataques são de cunho reputacional e os elementos de segurança podem ser mais ou menos sofisticados, tudo depende do quanto você está exposto e qual é o seu investimento", pontua Leite.
5. Cuidado com as senhas e o uso de apps: "sempre combine pelo menos seis elementos, entre letras, números e caracteres especiais. Nos aplicativos, dê acesso aos seus dados por tempo limitado. Muitas vezes nem percebemos, mas grande parte da nossa vida está ali na galeria de fotos, os apps não devem ter acesso a isso”, finalizou Leite.
LIDE LINK
O LIDE, em parceria com o InoveBanco, projeta a trajetória e as experiências de grandes líderes empresariais no LIDE LINK, videocast de inovação do LIDE que faz o link com os temas mais relevantes para o Brasil e para o mundo.